Instituições de Ensino da Fundação Zerrenner
A Fundação Zerrenner, cumprindo com sua responsabilidade social na área educacional, proporciona Educação de Qualidade a seus beneficiários de todo Brasil e mantém fisicamente duas Instituições de Ensino: o Colégio Dr. Walter Belian, em São Paulo/SP, inaugurado em 1943, e o Colégio Prof. Roberto Herbster Gusmão, em Sete Lagoas/MG, inaugurado em 2015.
Os frutos da trajetória de sucesso educacional do Colégio Dr. Walter Belian, ao longo dos 78 anos de existência, formando e capacitando profissionais para o desenvolvimento do ser humano e do país, deram origem ao tombamento de sua Proposta Pedagógica, que foi plenamente implantada no Colégio Prof. Roberto Herbster Gusmão.
Em 2015, com a implantação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o Colégio Prof. Roberto Herbster Gusmão abriu suas portas aos filhos de empregados da Fundação Zerrenner e Ambev S.A., assim como para candidatos da comunidade. Em 2016, iniciaram as atividades do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, em 2017, a implantação foi concluída com a abertura das turmas do Ensino Médio.
A Fundação Zerrenner representa um grande exemplo de contribuição efetiva na sociedade, garantindo Educação de excelência a todos os seus alunos e atuando na melhoria da qualidade de ensino, alicerce para o desenvolvimento de uma nação.
Colégio Dr. Walter Belian
Há 79 anos Educando com Qualidade
Colégio foi criado pelo nosso Patrono Dr. Walter Belian e inaugurado em 21 de dezembro de 1943, com sede na cidade de São Paulo, no Parque Antarctica. Ele é mantido e administrado pela Fundação Zerrenner.
Denominado inicialmente Escola Pré-Vocacional Presidente Getúlio Vargas e inteiramente gratuito, atendia crianças e jovens com vagas anuais para filhos ou não de empregados da Companhia Antarctica Paulista.
Em 1948, a sede foi transferida para o atual endereço, com seu nome alterado para Escola Vocacional Antarctica, pois destinava-se a todos os filhos de empregados da Companhia Antarctica Paulista, em São Paulo. Também visava à identificação da vocação das crianças e jovens, garantindo aos seus alunos um curso didático correspondente aos três anos do colegial, proporcionando ensino técnico-profissional.
Com seus cursos técnicos industriais reconhecidos pelo Governo Federal, passou a chamar-se Escola Industrial Antarctica e, em 1955, foi equiparada a uma escola técnica, passando a denominar-se, por isso, Escola Técnica Antarctica, possibilitando aos seus formandos o ingresso no curso de nível universitário.
No ano de 1975, após a morte do nosso Patrono Dr. Walter Belian, foi renomeada em Escola Técnica Walter Belian. Homenagem muito merecida, pois nosso Patrono possuía a vocação de educador e dedicou-se à criação dos estabelecimentos de ensino citados, os quais dirigiu, para prevalecer a vontade do casal Zerrenner. Desde então, como nosso Patrono, todos os anos, no dia 30 de maio, lhes são rendidas homenagens como gratidão aos inúmeros benefícios prestados à nossa sociedade e à Educação de nossas crianças e jovens.
Em 04 de outubro de 2016, a escola passou a chamar-se Colégio Dr. Walter Belian, mantendo os cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio gratuitos para filhos de empregados da Fundação Zerrenner e de suas patrocinadoras (Ambev S.A. e suas empresas controladas com sede e operação no Brasil), como também para candidatos da comunidade.
A Educação Profissional é de responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, por meio de convênio firmado entre esta entidade e a Fundação Zerrenner, que originou a Escola SENAI Fundação Zerrenner, visando ao desenvolvimento dos cursos técnicos. A Escola SENAI Fundação Zerrenner oferece cursos técnicos para a comunidade.
O Colégio Dr. Walter Belian mantém-se em constante atualização de seus currículos, instalações, equipamentos, equipe administrativa e técnica, com contínuo aperfeiçoamento pedagógico e tecnológico em atendimento às necessidades educacionais e às novas tendências do mercado.
Colégio Prof. Roberto Herbster Gusmão
EDUCAÇÃO com QUALIDADE
A Fundação Zerrenner inaugurou, em 2015, sua segunda Instituição de Ensino, o “Colégio Prof. Roberto Herbster Gusmão”, em homenagem ao Prof. Roberto Herbster Gusmão, vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Zerrenner, pela sua atuação na área educacional desta Entidade e, também, por ser possuidor de expressivo currículo.
Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 29.05.1923, o Prof. Roberto Herbster Gusmão foi Professor Emérito Fundador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas.
No decorrer de sua trajetória profissional, exerceu várias atividades renomadas. Foi Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1947/1948; foi nomeado Coordenador da Universidade do Trabalho pelo decreto nº 50.588 da Presidência da República, em 1961, no Governo Jânio Quadros; ocupou o cargo de Ministro de Estado dos Negócios da Indústria e do Comércio, no período 1985/1986; foi Membro do Conselho Monetário Nacional, entre 1983 e 1985; foi Secretário de Estado – Chefe da Casa Civil do Governador de São Paulo, no mandato de André Franco Montoro, no período 1983/1985; ocupou o cargo de Presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (BADESP) e foi Membro do Conselho de Administração do BANESPA, no período 1982/1983; atuou como Delegado Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, entre 1959 e 1963; Procurador aposentado do Ministério Público Federal, junto ao Tribunal Regional do Trabalho, em São Paulo; além de ter ocupado inúmeros cargos em empresas e instituições privadas.
Faleceu em São Paulo, no dia 17 de agosto de 2019, aos 96 anos de idade. Contudo, apesar da sua lastimável partida, em 2016 tivemos a honra e o privilégio de contar com sua ilustre e emocionante visita nas dependências do Colégio.