Conheça nossa História
Casal Zerrenner
Na metade do século XIX, Antonio Zerrenner, aos 19 anos de idade, deixou seu país de origem, a Alemanha, com um destino definido: o Brasil. Nessa época, o país era muito dependente da importação de bens em geral, de produção e de consumo, e se destacava na agricultura, exportando, principalmente, café e açúcar. Foi assim que Zerrenner passou a ser dono de seu próprio negócio, a firma Zerrenner & Bülow, importadora e exportadora, que se tornou também proprietária de grandes fazendas produtoras de café.
Em 1885, foi criada a Companhia Antarctica Paulista, atuando na fabricação de cerveja e, posteriormente, refrigerantes. Zerrenner era seu acionista e financiador de máquinas, equipamentos e matérias-primas importados da Europa.
No início da década de 1920, Zerrenner, em suas viagens de negócios à Alemanha, conheceu Walter Belian, um jovem nascido em 30 de maio de 1891, graduado em Filosofia e conceituado jornalista, dirigente da maior agência noticiosa alemã. Zerrenner o trouxe para o Brasil e, por mérito, Belian acabou se tornando seu assessor na administração da Antarctica.
Com o falecimento de Zerrenner em 1933, a única e universal herdeira, sua esposa Helena Zerrenner, assumiu os seus negócios, com a colaboração do seu Conselheiro, Walter Belian.
Em 1936 Helena falece, mas deixa expressa, em seu testamento, a disposição de constituir no Brasil a Fundação Antonio e Helena Zerrenner, implantando, assim, um espírito humanitário e comprometido com o social.
A Fundação Zerrenner foi constituída em 1936 por Dr. Walter Belian, homem de extrema confiança e testamenteiro de Antonio e Helena Zerrenner. Dr. Walter Belian teve sempre ao seu lado sua irmã, Erna Belian Wernsdorf Rappa, que tanto o ajudou a dar continuidade à grandiosa obra do casal Zerrenner.
A parte mais valiosa entre os bens recebidos do casal Zerrenner foram as ações de controle da Antarctica, de onde vinha a principal fonte de renda da Fundação. Portanto, a história da Fundação está ligada à Antarctica.
Desde sua criação, a Fundação Zerrenner tem prestado inúmeros benefícios, na educação e na saúde, a milhares de brasileiros.
Dr. Walter Belian dedicou-se à defesa e desenvolvimento da Fundação e da Antarctica até o seu falecimento, ocorrido em 24 de março de 1975. Estimado por todos os empregados da Companhia Antarctica Paulista e dispondo de largo círculo de relações, a notícia de sua morte foi recebida com profundo sentimento de pesar. Foi sucedido por sua irmã, Erna Belian Wernsdorf Rappa, e por profissionais que souberam dar continuidade a essa obra meritória.
Na metade da década de 1990, iniciou-se a liberação da economia brasileira com entrada de recursos financeiros do exterior. Dispondo de créditos vultosos e baratos, grupos internacionais passaram a investir no mercado cervejeiro, objetivando a concentração mundial do setor com a intenção de adquirir o controle de empresas brasileiras, num desdobramento do efeito globalização. Nesse cenário, em 1999, os administradores da Antarctica e da Brahma decidiram criar a Ambev S.A. para se protegerem nesse novo ambiente. Surgiu, assim, uma nova e pujante empresa capaz de competir em igualdade de condições com os investidores estrangeiros que aqui queriam se instalar. A Fundação tornou-se importante acionista da Ambev S.A. e uma de suas controladoras e co-gestora. Iniciou-se um novo e mais importante capítulo da vida da Fundação.
Mercê de desempenho excepcional, a Ambev S.A. é hoje uma das maiores empresas do mundo. É a maior empresa privada de produtos de consumo do Brasil, considerada a indústria cervejeira mais eficiente do mundo. Hoje, no Brasil, a Fundação proporciona, a seus beneficiários, assistência médica, hospitalar e odontológica, além de outros benefícios como bolsas de estudo e material escolar.
Dr. Walter Belian
Erna Wernsdorf Belian Rappa e Walter Belian
A Fundação possui, em São Paulo-SP, o Colégio Dr. Walter Belian, com os Ensinos Fundamental e Médio, e mantém a Escola SENAI Fundação Zerrenner, que oferece Educação Profissional em parceria com o SENAI. Possui um complexo hospitalar também em São Paulo-SP. Em Minas Gerais, a Fundação inaugurou, em 2015, na cidade de Sete Lagoas, o Colégio Prof. Roberto Herbster Gusmão, com os Ensinos Fundamental e Médio. Em 2016, passou a oferecer Educação Profissional em parceria com o SENAI e mantém a Escola SENAI – Sete Lagoas – Fundação Zerrenner.
A predominância das receitas da Fundação provém dos dividendos da Ambev S.A. e da Itaúsa, além de investimentos e bens de seu patrimônio.
A Fundação tem como missão construir e servir. Conservar os sonhos e ideais de pessoas altruístas não é uma tarefa fácil, mas a Fundação Zerrenner demonstra que esteve, está e estará sempre pronta a beneficiar inúmeras pessoas e enfrentar futuros desafios.